Lutar para sobreviver!!!!!!!!!
Como muitos de vocês sabem sou professora e dou aulas numa escola secundária que fica a 30 km do Porto. Nesta altura do Ano preenchem-se os papéis para o subsídio escolar.
Na minha direcção de turma há uma menina que é muito boa aluna e que ao longo do Ano notei que lhe faltavam algumas coisas básicas, mas que mesmo assim tinha sempre um sorriso no rosto.
Hoje como era o ultimo dia para entregar os papéis e fiquei admirada por ela não ter pedido o merecido subsídio. Não sei muito bem o que me levou a fazer isto, talvez o instinto, entrei dentro do meu carro e fui até casa dela.
Encontrei este senhor, pai da menina e perguntei quais eram os rendimentos lá de casa. Olhou para mim, com cara de quem luta muito na vida, e disse-me:
- Professora ganho 400 €, a minha mulher está em casa a tomar conta dos nossos 3 filhos e ajuda-me aqui no quintal a plantar umas coisitas. Fiquei espantada com tal situação, como é que este homem sobrevive e porque é que não tinha pedido o subsídio. Quando lhe perguntei, ele respondeu:
- Eu não sei ler e não sei preencher esses papéis todos e de certeza que há pessoas que precisam mais do que eu, nós cá nos arranjamos.
Grande lição de vida a que este pai me deu!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lúcia Letra, 2008-05-09